2012 – Primeiro encontro da Oficina Literária Boca de Leão

ATA – REUNIÃO DE ABERTURA DA OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO – 24-07-2012

Aos vinte e quatro dias de julho de dois mil e doze, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina, reuniram-se pessoas interessadas em fazer parte integrante da Oficina Literária Boca de Leão, para conhecerem o programa apresentado pela ministrante e coordenadora Claudete Terezinha da Mata, cuja apresentação aconteceu com recursos tecnológicos através de slides com o conteúdo programático da oficina, que acontecerá no segundo semestre de dois mil e doze. No intervalo da apresentação, a escritora e parceira neste projeto, Dora Duarte fez um depoimento de complemento ao que ouviu e viu sobre o projeto; em seguida a coordenadora fez duas narrativas cênicas, intercaladas às suas falas, utilizando elementos mágicos, como: máscara, pandeiro meia lua e um chapéu cinza, com os quais interpretou partes dos contos, sendo esses: “Por que há tantas estrelas no céu?”, uma releitura do conto de Leonardo Boff; “Velho João: o filho da bruxa”, de autoria da ministrante coordenadora Claudete Terezinha da Mata. Em cena, no primeiro conto foram interpretadas as falas do índio Carajá, da raposa e do urubu-rei; no segundo conto foram interpretadas cenas da vassoura bruxólica e da bruxa mãe do velho João, sendo fotografadas partes dos dois contos cênicos, um gênero muito utilizado nos dias atuais, pelos contadores de histórias com objetos de animação. Nessa primeira reunião não foi possível apresentar todo o programa, ficando a parte que trata dos tipos de contos e suas estruturas, para a próxima reunião que acontecerá no dia sete de agosto, às dezenove horas, horário elegido pelo grande grupo. Em atendimento à solicitação do grupo, todos os conteúdos apresentados nas reuniões, serão colocados no “Blog da Oficina Literária Boca de Leão”, para leitura e pesquisa do público interessado, quando também será feito um Facebook da oficina. Também ficou combinado, em grupo, que todos efetuarão suas inscrições no dia sete de agosto, para que possam receber seus certificados pela Fundação Catarinense de Cultura, no final do semestre a ministrante e coordenadora se comprometeu em se reunir com o coordenador Evandro Jair Duarte, para as devidas providências. Com o adiantar do horário da reunião, a coordenadora faz a introdução de uma melodia de abertura das reuniões (“Todos contam histórias”, de autoria do compositor chileno e contador de histórias, “Pollo”), mais outra melodia (Para escrever e contar) criada por Claudete Terezinha da Mata, a qual servirá para o fechamento das reuniões, com a técnica do abraço coletivo, para o cultivo da harmonização em grupo. Ficou estampado no semblante de todos, a surpresa e o acolhimento de todos nesse fechamento, onde todos ao se abraçarem, pareciam-se mais familiarizados e bem diferentes da maneira como chegaram à  reunião.

Texto escrito por Claudete Terezinha da Mata

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Primeiras reuniões

3 Respostas para “2012 – Primeiro encontro da Oficina Literária Boca de Leão

  1. Estou feliz por ter encontrado este blog. Agora que o encontrei, desejo alimentá-lo com todos os direitos que ele merece. O Grupo Boca de Leão está entrando no seu segundo ano de vida ativa. Os seus integrantes estão firmes nos estudos, nas pesquisas e nas criações literárias. tanto, que será lançado o primeiro livro do grupo, no segundo semestre deste ano. além das produções, o grupo tem levado ao público, os seus espetáculos na arte de contar histórias, imaginar e encantar o público infantil. Reiniciaremos as nossas atividades, dia 7 de março, agora os nossos encontros serão uma vez ao mês, sempre na primeira sexta-feira, na Biblioteca Pública de Santa Catarina, das 18h30min às 21h30min. Continua sendo uma oficina de cunho permanente, aberta ao público interessado. Em 2013, foram mais de 15 apresentações de contação de histórias (Espetáculo: Contar e Imaginar), lançamento do Evento: “Na Távola quadrada, com escritores, contadores de histórias e outros atores, e duas Oficinas: “Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa”, com a escritora, contadora de histórias e mestre em literatura, Cléo Busatto, e “Literatura Infantil”, com a especialista e mestre na área, Beatriz Varges. A matilha cresceu muito nas suas pretensões. Somente três leões, ainda não estão entrando em cena, ao lado dos colegas, no palco, mas, em breve estarão. Em 2014, teremos grandes novidades!

  2. Dora Duarte

    Que bom Clau que vc achou este, mas, tem que atualizar. Beijos.

  3. Aparecida Facioli

    Querida Leoa Mater, nessa data ainda não fazia parte dessa matilha,hoje tenho a honra de participar,tudo fare para merece-la,é com orgulho que estarei na próxima reunião,e pertencer á toca do Leão!

    cordial abraço Aparecida Facioli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s