2012 – FCC é parceira em oficina literária na Biblioteca Pública de Santa Catarina

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a professora Claudete Terezinha da Mata, sob a coordenação de Evandro Jair Duarte, promove, a partir do dia 24 de julho a Oficina Literária Boca de Leão, voltada a estudantes de todos os graus de formação (do ensino fundamental à graduação) e para o público em geral, para todos que desejam escrever textos literários. A intenção, ao final do curso, é promover um concurso literário e socializar o conhecimento produzido por meio da edição de uma Antologia Literária, guardando para a posteridade os registros dos participantes e premiados.

Interessados devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: evandroduarte@fcc.sc.gov.br.

O projeto enfoca os aspectos da leitura, produção, recital e divulgação de produções literárias em grupo. A oficina literária surgiu da importância de divulgar produções literárias, inicialmente, trabalhadas poeticamente para contrapor ao mundo consumista ao qual a população está exposta a todo instante. Considerando ainda a gama deficiências detectadas hoje no ato de escrever, trabalhar literatura se torna fundamental para incentivar os primeiros passos na arte de escrever e para que não se percam os talentos revelados.

Os participantes irão, nas 4 horas/aula mensais, ler e produzir contos, poesia e prosa, emprega a linguagem conotativa e elementos rítmicos; analisar o efeito de sentido causado pelo uso de metáforas; sensibilizar-se para a emoção e a beleza da construção versos, prosas e poesias; refletir sobre a visão de mundo inerente nas produções literárias, bem como a especificidade da linguagem poética; propiciar condições para uma interação maior em grupo, utilizando-se, inicialmente, da arte poética. Os objetivos são desenvolver a criatividade, utilizando recursos próprios de textos poéticos; despertar o gosto pela poesia e demais textos literários (contos, crônicas…), os participantes reconhecerão nos escritos os diferentes meios de se expressar; explorar as infinitas possibilidades sugeridas pelas palavras lidas e ouvidas, para o desenvolvimento da sensibilidade estética e desenvolver a habilidade de interpretar textos literários, que organizados terão por culminância, um espaço para Recital Literário.

Os encontros serão quinzenal, a partir do dia 24 de julho, sempre às terças-feiras, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Sobre a ministrante

Catarinense, nascida em Florianópolis, Claudete Terezinha da Mata é pedagoga, com especialização e Mestrado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora de Ensino Técnico para professores das séries iniciais/magistério, professora universitária colaboradora na Educação a Distância (Universidade Norte do Paraná); professora de cursos de capacitações pedagógicas pelo Senai, Univali e Unisul (1997 – 2003), com atuação participativa na implantação e implementação da proposta curricular da Educação Infantil do Estado de Santa Catarina; dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e Conselhos Municipais da Pessoa Idosa/SC. Prestou serviços em assessorias pedagógicas a órgãos públicos e privados, consultoria em elaborações de projetos e organização de seminários e conferências regionais, estaduais e nacionais dos direitos da pessoa idosa, Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina (2008 – 2010), sendo aposentada no referido cargo. Escreve contos, crônicas, poesias, roteiros e peças teatrais a partir de leituras do cotidiano e releituras de outros autores, com dedicação exclusiva às escrituras literárias, ao teatro e contação de histórias para todos os públicos. Processos iniciais de formação teatral pela Oficina Permanente de Teatro da UFSC, sob a direção de Carmem Fossari; foi integrante da Oficina Literária Letras no Jardim; do Grupo Teatral Boca de Siri (IFSC). É ainda fundadora e produtora do Grupo Teatral EXPRESSARTE: Bonecos em Movimento; bonequeira; ministrante de oficinas teatrais, teatro de bonecos com materiais recicláveis, arte em cerâmica e pedagógica. A presente bagagem de experiências vivenciadas e observadas nas leituras da vida cotidiana vem colaborar com a produção literária, por meio de oficina para público de todas as idades.

Sobre o coordenador:

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/IBPEX). Bibliotecário da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC).

Serviço:
O quê: Oficina literária Boca de Leão

Onde: Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina (Rua Tenente Silveira, 343 – Centro – Florianópolis)

Quando: a partir de 24 de julho, quinzenalmente, sempre às terças-feiras.

Inscrições: pelo e-mail evandroduarte@fcc.sc.gov.br

Informações: (48) 3028-8062

Participação gratuita

Link de notíca no site da Biblioteca Pública (FCC): http://www.biblioteca.sc.gov.br/index.php?mod=pagina&id=13565&grupo=300

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Primeiras reuniões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s